5 dicas para acertar na escolha do nome da sua empresa
7831
post-template-default,single,single-post,postid-7831,single-format-standard,elision-core-1.0.4,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,qode-theme-ver-4.0.6,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
Title Image

Blog

5 dicas para acertar na escolha do nome da sua empresa

  |   Business, Design

Naming (do inglês “nomear”), é o processo de criação de um nome para uma empresa ou um produto. Termo utilizado em agências de design e publicidade, faz parte do Branding, que é a criação da identidade de uma empresa ou produto (lançamento ou reposicionamento).

Nem todo empreendedor pode contratar uma empresa especializada em naming, e acaba ele mesmo decidindo o nome de seu novo negócio.

Escolher o nome de uma nova empresa é desafiador. Algumas vezes o nome vem fácil, durante a “grande sacada” que fez o empreendedor iniciar o negócio. Outras vezes, pode ser difícil encontrar um nome que realmente represente o propósito da empresa e tudo o que ela representa, seus valores e sua missão.

Seguem algumas dicas, vindas de nossa experiência orientando empreendedores e de leituras relacionadas.

  • De volta ao início

Reveja as bases da sua empresa. A sua missão está bem estruturada, assim como seu plano de negócio? E a sua proposta de valor? Seu público está bem identificado? Tendo tudo isso em mente, tente responder essas perguntas:

Qual a mensagem que o nome de sua empresa deve transmitir?

O que você quer que as pessoas pensem e sintam ao lerem/ouvirem o nome de sua empresa?

Quais os nomes dos seus concorrentes? O que gosta e não gosta em relação a esses nomes?

  • Faça uma sessão de Brainstorm (chuva de ideias)

Depois dessa primeira etapa, tendo todos estes tópicos anotados em uma tela ou lousa, reúna um grupo de pessoas e faça um brainstorm. Aqui é necessário deixar a criatividade fluir, sem bloqueios, sem “esta ideia é ruim”. Anotem tudo o que vier. Juntem o maior número de nomes possível.

  • Dando um tempo

Agora, com esta grande lista de nomes, é hora de revisar, analisar e descartar. Foque nos conceitos pré determinados sobre o seu negócio. Tome alguns: tirando um tempo longe da lista de nomes, você pode ter um novo olhar e tomar melhores decisões.

  • Checando a disponibilidade

Antes de tomar uma decisão final sobre o nome do seu negócio, você precisa fazer uma pesquisa junto ao INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, para checar se esse nome está disponível para a sua categoria profissional/industrial. Esta busca de nome é gratuita no site, ou você pode contratar empresa especializada para realizar a pesquisa para você. Veja mais em

http://www.inpi.gov.br/pedidos-em-etapas/faca-busca
  • Outras formas de procurar a disponibilidade

Obviamente que você deve procurar pelos nomes da sua lista final no Google e mesmo no site registro.br. Vale também procurar nas redes sociais. Veja quais empresas aparecem com esse nome, se são da mesma categoria profissional/industrial. Será que este nome tem algum significado em outra língua? Procure evitar surpresas desagradáveis.